5 ideias criativas para a rotina com os filhos na quarentena

5 minutos para ler

Com as escolas fechadas, a rotina com os filhos na quarentena, ainda mais para os pais que estão trabalhando em casa, pode ser um pouco complicada. A tentação de deixar as crianças na frente da TV o dia todo é grande, mas ainda assim não é garantia de que os conflitos vão desaparecer.

Com a brinquedoteca do condomínio fechada, quem tem menos espaço ou não tem espaço externo em casa precisa adequar a rotina dos filhos de forma a não deixá-los entediados, estressados e evitar que o confinamento atrapalhe o desenvolvimento pessoal deles.

Veja, neste post, ideias criativas para a rotina com os filhos na quarentena.

1. Criar momentos em família

As crianças ficarão durante o horário do expediente sozinhas na sala ou quarto? Para compensar, crie momentos em família nos períodos de descanso. Criar hábitos em família acalma e traz conforto para as crianças, que estão impedidas de brincarem com amigos, ainda que seja possível colocá-los em contato por videoconferência.

As atividades podem mudar diariamente: é possível criar uma noite de jogos de tabuleiro e outra na qual a família veja um filme, por exemplo. Para quem tem área externa, pode ser divertido montar um acampamento com barraca.

A atividade vai variar conforme a idade da criança. Bebês de até um ano podem apreciar ouvir histórias, músicas relaxantes e escalar obstáculos. Já crianças de 2 a 3 anos podem gostar de identificar e contar objetos e também cores. Para crianças de quatro anos ou mais, quebra-cabeças e jogos da memória podem interessar.

2. Planejar e separar momentos de estudo

Para crianças em idade escolar e até pré-escolar vale planejar e separar momentos diários para estudo ou realização de atividades que elas fariam na creche ou escola. O ideal é que o período não seja prolongado, especialmente para os menores, que não conseguem manter a atenção por muito tempo em uma determinada atividade.

Não é recomendável transformar esse momento em algo burocrático e pesado, ainda mais em uma situação tão difícil como a que estamos enfrentando. A dica é ser leve e divertido! Para executar as atividades, vale buscar ajuda e apoio da própria instituição de ensino, que pode explicar e orientar atividades por meio de vídeos e mensagens.

3. Incluí-los em atividades da casa

A quarentena pode ser uma ótima oportunidade para ensinar as crianças a se envolverem em atividades da casa, especialmente caso falte tempo para os pais brincarem, diante de diversos afazeres.

Mesmo crianças menores podem realizar atividades simples, como regar plantas, organizar brinquedos e até ajudar a fazer massa de pizza, bolo ou preparar uma salada de frutas. Essas atividades, além de aproximarem pais e filhos, ajudam no desenvolvimento motor da criança.

4. Baixar aplicativos interativos

Se o tempo das crianças na frente dos eletrônicos durante a quarentena for inevitável, por que não torná-lo mais educativo? A dica é baixar aplicativos interativos no tablet, que permitam às crianças continuarem a aprender ainda que estejam impedidas de ir à escola e os pais continuem a trabalhar.

Não é adepto de eletrônicos? A internet está repleta de ideias de atividades pedagógicas para quando os brinquedos não forem suficientes para entreter. Elas podem ser executadas de forma simples. Entre os exemplos está pintar a parede do box com tinta lavável, fazer uma banheira com bolinhas e preparar massinha caseira.

5. Se exercitar com circuitos

Está aproveitando para manter atividades físicas em casa? Pois as crianças também precisam praticar exercícios para garantir o bem-estar. Se não for possível envolver os filhos no treino, busque realizar atividades que possam fazer com que gastem energia.

Uma corrida com obstáculos no corredor, a criação de um circuito com cordas de roupas ligadas de uma parede a outra ou linhas adesivas no chão são formas de estimular o movimento, mesmo que o espaço seja restrito. Para quem tem áreas externas, vale estimular a prática de esportes regulares.

Melhorar a rotina com os filhos na quarentena é uma maneira de tornar este período mais confortável e, também, a chance de os pais fortalecerem o relacionamento com os pequenos. O momento é valioso para ensinar às crianças que todos devem cooperar de forma a evitar conflitos e passar pelo confinamento da forma mais equilibrada possível. É importante deixar claro que a quarentena não é férias e todos precisam continuar a assumir responsabilidades.

Se você gostou das ideias criativas sugeridas neste post, compartilhe-o nas redes sociais para que os seus contatos também possam ver as dicas!

Posts relacionados

Deixe um comentário