Conheça os melhores lugares para morar em Brasília

5 minutos para ler

A cidade de Brasília é, sem dúvidas, um dos lugares mais atrativos para quem busca morar com qualidade de vida. Assim, o local atrai cada vez mais pessoas de todos os cantos do país, contando com um dos m² mais valorizados do Brasil. No entanto, conhecer os melhores lugares para morar em Brasília é o primeiro passo que deve ser dado por quem deseja fazer uma escolha inteligente de moradia na Capital Federal.

A cidade oferece múltiplos atributos, como uma boa infraestrutura, alto índice de segurança, vias largas e modernas, integração com a natureza, entre outros. Assim, o notável estilo de vida é uma marca registrada do local, atendendo muito bem a população de alta renda.

Para que você entenda mais sobre o assunto, separamos os melhores lugares para morar em Brasília. Confira a seguir!

Entenda a história arquitetônica de Brasília

Em 21 de abril de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek inaugura Brasília. O plano arquitetônico ficou a cargo de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que realizaram todo o planejamento urbano da cidade. Após a construção, Brasília tornou-se um importante símbolo da modernização e da integração nacional.

A cidade cresceu juntamente com as demais cidades satélites que compõem as regiões administrativas do Distrito Federal, se consolidando com uma das principais capitais brasileiras, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro. Um crescimento praticamente ininterrupto em seus 59 anos de existência — considerando-se a soma de nascimentos, mortes, êxodo rural e urbano, entre outros fatores.

Conheça os melhores lugares para morar em Brasília

Devido às suas particularidades, os bairros que compõem a região central de Brasília, também conhecida como Plano Piloto, estão entre os bairros de melhor qualidade de vida do país. Portanto, separamos, a seguir, algumas opções de moradia para usufruir das vantagens que só Brasília oferece!

Asa Norte

A Asa Norte é um bairro tradicional da cidade. Contando com um espaço amplo e arborizado, além de opções de lazer e entretenimento acessíveis e próximas das casas e prédios, o local abriga servidores públicos, militares, estudantes, entre outros públicos.

Embora o metro quadrado dos imóveis seja um dos mais caros, a procura pela região aumenta a cada ano, principalmente devido à proximidade com a Universidade de Brasília (UnB).

Asa Sul

A Asa Sul conta com uma diversidade de bares, restaurantes, academias, mercados, entre outros serviços básicos, como postos de saúde e metrô.

Entretanto, as unidades imobiliárias são mais antigas e símbolo de um planejamento arquitetônico inovador, sobretudo devido ao fato de os espaços serem bem amplos. 

Noroeste

A história do Noroeste ainda é considerada bastante recente. Entretanto, o bairro faz parte do projeto original do Plano Piloto, tornando-se a última zona habitacional construída na cidade e tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade (Unesco).

O Noroeste fica próximo do Eixo Monumental e ao lado da Asa Norte. O bairro é fruto de um planejamento urbano moderno, onde a modernidade arquitetônica harmoniza com o verde e com a qualidade de vida única que o local oferece, atraindo cada vez mais a população de alta renda, bem como algumas das mais importantes construtoras da cidade.

A grande vantagem de se morar em um bairro planejado é contar com uma boa infraestrutura urbana, vias, ciclovias, coopervias, instalações modernas de comércio, área setorizada, acessibilidade, qualidade de vida, parques, entre outros aspectos.

Além de todos os seus atributos, os empreendimentos construídos no Setor Noroeste trazem o que há de mais moderno e sofisticado no segmento imobiliário de alto padrão da capital. Um exemplo é o primeiro empreendimento do Brasil com carregadores para carros elétricos em todas as unidades.

O Noroeste possui localização privilegiada, estando a poucos minutos do eixo monumental e ao lado da Asa Norte, com excelente e rápido acesso às principais vias da cidade, assim como comércios, escolas, shoppings, universidades, centros clínicos de excelência, entre outros.

Outro grande benefício é a proximidade com o Parque Burle Marx e o Parque Ecológico Água Mineral, interessantes opções de lazer e de turismo ambiental.

Lago Sul e Lago Norte

As regiões do Lago Sul e Norte ficam à beira do Lago Paranoá, local que abriga as casas mais luxuosas da cidade. Na parte Norte, os preços costumam ser mais acessíveis, já a parte Sul abriga embaixadas, mansões, entre outras edificações. 

Devido à localização privilegiada e ao fato de estar a poucos quilômetros da Esplanada dos Ministérios, esses bairros são alternativas interessantes para quem procura por comodidade e segurança. 

Sudoeste

O Sudoeste é considerado um bairro moderno, seguro e cheio de vida, ideal para pessoas com boa renda familiar. Isso explica o alto custo de seus apartamentos, ocupando o terceiro lugar na lista dos bairros mais ricos e valorizados da Capital Federal.

Próxima à Esplanada dos Ministérios e de inúmeros atrativos culturais e, principalmente, do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Sudoeste atrai muitos funcionários públicos e empresários. Devido à oferta de um estilo de vida mais prático e acessível, o local também chama a atenção de jovens, concurseiros e, até mesmo, trabalhadores de outras cidades que buscam no bairro um excelente estilo de vida.

Agora que você já conhece os melhores lugares para morar em Brasília, certamente será muito mais simples optar por adquirir um imóvel na região que mais combina com o seu estilo de vida.

Gostou do post? Se você deseja que essas informações sejam vistas por seus amigos, compartilhe o artigo em suas redes sociais agora mesmo! Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário