Listamos os principais benefícios de morar perto do trabalho: confira!

7 minutos para ler

A possibilidade de morar perto do trabalho é uma das muitas variáveis que devem ser levadas em conta na hora de escolher um imóvel para comprar. Para algumas pessoas, o peso desse fator é enorme. Já para outras, não é tão grande assim.

Dito isso, é importante ter em mente que, de fato, há uma série de vantagens de morar perto do trabalho. Pode ser que você não dê muito valor para isso agora, que está acostumado a andar bastante de carro para ir trabalhar, mas definitivamente vai mudar de opinião quando considerar melhor o assunto.

Quer ver? Então, siga a leitura para considerar as vantagens de morar perto do trabalho!

Menos tempo de trânsito no dia a dia

O primeiro benefício que sentimos quando passamos a morar perto do trabalho é o fato de passar menos tempo no trânsito. Por mais que alguém goste de dirigir, passar mais de uma hora no carro para ir ao trabalho e depois mais uma hora para voltar é muito cansativo.

Além de perder tempo que poderia ser dedicado a outras coisas (como falaremos a seguir), o fato é que passar muito tempo no trânsito pode acarretar problemas para a sua vida.

Um exemplo disso é o estudo que mostra que passar mais de 30 minutos no trânsito a caminho para o trabalho (ou de volta para casa) pode aumentar o risco de depressão.

Por isso, ter a chance de morar em um empreendimento que é mais próximo do local de trabalho faz com que menos tempo do seu dia seja gasto dentro do carro e possa ser investido em outras áreas.

Possibilidade de ficar mais tempo em casa e descansar

Se você não gastará mais 2 horas para ir e voltar do trabalho (ou mais em alguns casos), isso significa que você terá esse tempo livre para investir no que quiser.

É claro que, em um primeiro momento, você acabará usando o tempo para ficar em casa e descansar. Afinal, pode não parecer, uma vez que nos acostumamos com a rotina, mas passar horas dirigindo para ir trabalhar e depois para voltar é muito cansativo.

Se você morar em um imóvel de alto padrão, então, poderá aproveitar esse tempo em casa com muito mais conforto e tranquilidade.

Ampliação da motivação ao morar perto do trabalho

Não é só o seu corpo que vai agradecer o fato de você morar perto do trabalho. A sua produtividade também. Isso porque a sua motivação em ir trabalhar aumentará consideravelmente.

Nós não percebemos como isso acontece, mas é indiscutível que é muito difícil se motivar para trabalhar quando precisamos dirigir por um trânsito complicado por 1 hora ou mais antes de chegar no local de trabalho.

O problema disso é que o nosso horário de trabalho começa muito antes de realmente ter início e tem seu fim muito depois do que deveria.

Por exemplo, suponha que você tem um horário de trabalho tradicional das 9h até às 18h, com uma hora de almoço no meio do dia. No entanto, se você tiver de dirigir por 1 hora de manhã e por mais 1 hora no fim do expediente, o seu “horário de trabalho” passa a ser das 8h até às 19h.

Mas não acaba aí: para poder sair de casa às 8h, você precisa acordar às 7h ou antes. Ou seja: sua rotina começa às 7h e termina às 19h. São 12 horas intensas, com pouco tempo para descansar quando se chega em casa.

Essa situação vai minando a nossa motivação para ir trabalhar e é difícil ser tão produtivo como éramos no começo da carreira, quando ainda tínhamos a energia para isso.

morar perto do trabalho

Redução de custos com transporte e alimentação

Além dos benefícios de saúde, de motivação e de descanso, morar perto do trabalho ainda é financeiramente vantajoso também.

A primeira razão para isso tem a ver com os gastos de transporte. Se você dirige para o trabalho, está gastando combustível todos os dias, mas também precisa pagar a manutenção do veículo, peças novas e tantas outras questões.

Esses são os famosos “custos invisíveis” de ter um carro. Normalmente não percebemos, mas eles consomem uma boa parte do orçamento mensal.

Outra fonte reduzida de gastos é com a alimentação. Em vez de almoçar em um restaurante perto do trabalho todos os dias, você poderá ir até a sua casa para um almoço com a sua família.

Mais tempo com a família e para a prática de atividades que dão prazer

Trabalhar perto de casa significa ter mais tempo livre no geral. São algumas horas economizadas todos os dias, que podem ser investidas na realização de tarefas prazerosas para você e sua família.

Você pode finalmente tirar o tempo para brincar com os filhos ou para montar a adega que sempre quis. Talvez agora consiga aproveitar o espaço gourmet do seu apartamento e chamar alguns amigos ou familiares para jantar.

Se você é do tipo que não sabe o que é lifestyle e nem começou a desenvolver um, esse tempo extra permitirá que você aprenda esse conceito e possa se dedicar mais a ele.

Redução do estresse e melhora na qualidade do sono

Você sabia que o trânsito é um dos ambientes mais estressantes do dia a dia? Ao passar algumas horas nele, nosso corpo acumula uma enorme carga de estresse, que pode ser muito prejudicial à saúde. Dentre todos os meios de transporte, o carro é o mais estressante, de acordo com um estudo internacional.

Um dos grandes prejudicados com o aumento do estresse é o seu sono. É muito difícil tirar as 8 horas diárias necessárias quando estamos ansiosos e com estresse acumulado.

O problema é que a falta de sono de qualidade está ligada a uma série de doenças no corpo. Por isso, é importante investir em maneiras de tornar suas noites de sono melhores.

A vida fica mais feliz ao morar perto do trabalho

Se todos os outros benefícios listados não fossem o suficiente para constatar isso, é fato que a vida fica mais feliz quando moramos perto de casa. Se você não acredita neste artigo, pelo menos acredite em um estudo feito por uma universidade britânica com mais de 26 mil trabalhadores. De acordo com as descobertas, uma jornada de apenas 20 minutos para o trabalho tem um custo emocional equivalente a sofrer um corte de 19% do seu salário.

E você seria muito mais feliz se tivesse 19% a mais no seu salário no fim do mês, não é mesmo? Talvez não seja possível receber esse valor em dinheiro, mas é muito melhor recebê-lo em felicidade.

Se você quer melhorar a sua qualidade de vida e passar a viver de maneira mais feliz, precisa encontrar um bom lugar para morar perto do trabalho. A Emplavi pode ajudar você nisso. Nós temos vários empreendimentos de alto padrão nas melhores localizações do Setor Noroeste, o bairro mais valorizado de Brasília. Nossas construções estão em pontos estratégicos em relação ao Eixo Monumental, que leva diretamente ao centro de Brasília.

Ficou interessado? Então entre em contato com a nossa equipe para descobrir como podemos ajudar você a morar perto do trabalho!

Posts relacionados

Deixe um comentário