Noroeste recebe melhorias de infraestrutura

7 minutos para ler

Emplavi em colaboração com João Amador (@historias_de_bsb)Concebido por Lucio Costa, o Setor Noroeste se desenvolve como um dos melhores endereços para quem deseja morar e viver em Brasília

A ideia da criação do Setor Noroeste partiu de ninguém menos que, Lucio Costa, o urbanista que planejou Brasília. No final dos anos 80, Costa produziu um documento chamado “Brasília Revisitada”, em que fazia considerações e recomendações sobre a preservação do conjunto urbanístico da capital e como lidar com o crescimento populacional do Distrito Federal. Entre suas sugestões estava a criação de novas áreas chamadas de Bairro Oeste Sul e Bairro Oeste Norte, que depois foram batizadas de Sudoeste e Noroeste.

O Noroeste é o último setor habitacional construído na área da capital tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Isso significa que suas edificações e urbanização devem seguir o que foi definido no projeto do Plano Piloto de Brasília, como, por exemplo, a adoção do modelo de “Superquadra”, com a disposição dos prédios de seis andares e dos comércios locais à semelhança das Asas Sul e Norte, do respeito à “escala bucólica” presente nos projetos de paisagismo no entrono dos prédios e no Parque Burle Marx, além da previsão dos diversos equipamentos públicos. A região nasceu com uma proposta de harmonizar o cotidiano de uma grande cidade com estilo de vida mais tranquilo, equilibrado com a natureza e aspectos relacionados ao bem-estar e qualidade de vida.

Algumas características do bairro, ratificam essa proposta, promovendo maior acessibilidade, segurança e lazer aos seus moradores, além de incentivar o lazer, a prática esportiva e uma vida mais integrada à natureza, conceituando o Setor Noroeste, como o primeiro bairro ecológico do Brasil.

Sua implantação começou em 2009 em uma área de 830 mil metros quadrados próxima ao Parque Nacional de Brasília. Ao todo, são 20 quadras residenciais com 10 ou 11 blocos cada, feitas, estrategicamente, para conservar ao máximo a vista livre e o maior espaçamento entre prédios, privilegiando a iluminação e a ventilação natural dos edifícios residenciais. O Parque Burle Marx é outro diferencial do Noroeste: uma área verde de 280 hectares que preserva uma das maiores manchas de Cerrado da cidade, agregando uma grande área de lazer, de prática esportiva e contato com a Natureza. Será o segundo maior do DF, ficando atrás apenas do Parque da Cidade Sarah Kubitschek.

Recentemente, a Terracap abriu edital de licitação para ações no Parque Burle Marx, prevendo duas ilhas de lazer, além de instalações elétricas e hidrossanitárias. Em 2020, foram realizados o cercamento de toda a unidade ambiental e a ciclovia com 5km, às margens da avenida W7. Falando nisso, a mobilidade merece destaque. O bairro tem quatro vias de entrada e saída do bairro, além de pistas para ciclistas e pedestres, o que dá ainda mais destaque entre outros bairros da cidade.

Coopervias, ciclovias e o Parque Ecológico Burle Marx são alguns dos seus grandes diferenciais. Além disso, os blocos residenciais são dispostos de forma estratégica para que os prédios fiquem próximos à natureza e possam ser aproveitadas tanto a iluminação quanto a ventilação naturais.

O Noroeste em Brasília é um bairro de alto padrão. Ele está localizado em uma região privilegiada, mais especificamente entre a Asa Norte e o Eixo Monumental. A área de comércio e serviços próximas ao bairro é bem ampla, com destaque para o Boulevard Shopping e Shopping Iguatemi, hipermercados Extra, Carrefour, Atacadão e Walmart. Além, é claro, das opções em suas próprias entrequadras, que ganham cada vez mais diversidade e sofisticação. Além disso, fica próximo a faculdades e centros clínicos e hospitalares, representando o melhor dos dois mundos que compõem a cidade: De um lado, a tranquilidade que vem da natureza; do outro, o conforto de estar perto de todas as comodidades urbanas.

Além de ser uma área nobre, moderna e valorizada de Brasília, o Noroeste também se destaca como um bairro ecológico pensado, desde o início, para preservar ao máximo seus recursos naturais. E aí estão diferenciais como o reaproveitamento de água, projetos especiais de iluminação e coleta de lixo. Recentemente, o Noroeste se tornou o primeiro bairro do DF a contar com infraestrutura de lixeiras subterrâneas. Com capacidade para 3 mil litros de armazenamento cada, as primeiras lixeiras foram instaladas na SQNW 311 e a previsão é que as demais sejam concluídas até o final de maio de 2021, fazendo parte da rota de coleta do SLU. A novidade traz melhorias para os moradores do bairro, entre elas: proteção contra pragas e vetores de doenças, diminuição do mau cheiro e redução dos níveis de poluição visual.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

Avenida W9 é Inaugurada

As obras da Avenida W9 estavam paradas desde 2014 à espera de uma decisão judiciária acerca do “Santuário dos Pajés”, território indígena considerado sagrado que ocupava um trecho da área onde passa a via. Após a conciliação entre o poder público e a comunidade indígena, as obras foram retomadas em julho de 2020 e entregue à população na primeira quinzena de abril deste ano.

Também conhecida por Avenida dos Ipês, a Avenida W9 possibilitará o trânsito de veículos entre o Setor de Transporte Norte (STN) e a DF 040. Além disso, a avenida promete fomentar a economia do bairro, tendo em vista que nela se encontrarão a maioria dos empreendimentos comerciais do Noroeste, principalmente lojas.

A avenida, prevista para ser a principal do bairro, conta com duas pistas, uma em cada sentido, com três faixas cada. A previsão é de que a via atenda cerca de 20 mil moradores que habitam hoje o Setor Noroeste.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Central de Vendas Emplavi Noroeste 

A Emplavi foi uma das primeiras empresas a chegar ao Noroeste, com vários empreendimentos já entregues ou com obras em andamento, além de novos lançamentos. Sua Central de Vendas no local é um excelente ponto para quem deseja conhecer mais sobre os empreendimentos, a história da Incorporadora no bairro, os métodos construtivos utilizados e participar de experiências incríveis em seus apartamentos decorados, além de uma oferta imobiliária diversificada e condições atrativas de negociação para compra do imóvel ideal no bairro.

O Noroeste tem grande potencial de valorização em relação às demais áreas nobres de Brasília, tanto pelo padrão superior dos empreendimentos ali construídos, quanto pela infraestrutura que se encontra em plena implementação e que em breve estará completa, agregando ainda mais valor aos imóveis na região.

Quando concluído, o Noroeste deve abrigar 40 mil pessoas. E, quem já mora por ali, se orgulha de viver em um dos locais mais agradáveis e com melhor qualidade de vida do DF.

Para conhecer mais sobre a Emplavi e seus empreendimentos no Setor Noroeste acesse emplavi.com.br ou faça um agendamento seguro e com antecedência em sua Central de vendas e decorados Noroeste – SQNW 102, através do WhatsApp (61) 9632-0022.

Posts relacionados

Deixe um comentário