Verdinho! Nosso colaborador que faz a diferença

5 minutos para ler

Nos canteiros de obra temos um protagonista fundamental que contribui com a limpeza, organização em prol da coleta seletiva.

Na Emplavi, carregamos o pilar da Sustentabilidade na Política da Qualidade da empresa e colocamos em prática nos canteiros de obras. Buscamos minimizar os impactos ambientais priorizando a coleta seletiva com a separação dos resíduos por tipologia, com foco no beneficiamento e reciclagem junto à parceiros cooperados.

Reciclagem dos resíduos

Os resíduos da construção civil tratam-se, em sua maioria, de materiais nobres. Na Emplavi, chegamos a reciclar cerca de 40% do total de resíduos gerados em nossos canteiros. Para se ter uma ideia, no Brasil, a média de reciclagem é apenas 3% do material descartado. 

Sabemos da importância da adoção de um modelo sustentável de reciclagem, e é por este motivo que buscamos o beneficiamento e doação de nossos resíduos para cooperativas que viabilizam a reciclagem, garantindo emprego, renda e dignidade a centenas de catadores envolvidos nessa cadeia.  

O alto índice de reciclagem alcançado em nossas obras se dá, principalmente, em virtude de separarmos os resíduos na origem: plástico, tubos de PVC, papelão, metal, madeira, entulho, entre outros. O ajudante responsável por realizar essa triagem e por colocar em prática os procedimentos de sustentabilidade dentro de nossos canteiros foi carinhosamente apelidado de “Verdinho”.

O Verdinho é responsável por orientar sobre como separar corretamente os resíduos, organizar a Central de Armazenamento dos Recicláveis e ajudar na limpeza dos pavimentos para garantir um bom local de trabalho. A importância de uma obra limpa, organizada, segura e com padronização dos processos garante excelentes benefícios na produtividade e melhor engajamento dos colaboradores.

Verdinho da Obra Jardins dos Bougainvilles, Sr. José Admilson

O setor da construção civil é conhecido como gerador de impactos ambientais devido aos insumos utilizados. Na Emplavi, percebemos a oportunidade de minimizar a geração destes impactos ainda dentro do nosso canteiro de obras. 

Estação de triagem de resíduos dentro do canteiro de obras

 

Horta orgânica para colaboradores feita com as caixas de proteção do vergalhão

Conheça algumas ações que implementamos com a ajuda no nosso “Verdinho” nas obras:  

  • Coleta seletiva em todas as etapas na obra – início a conclusão das atividades;
  • Reaproveitamento de materiais para evitar a extração de recursos naturais;
  • Controle de materiais para evitar desperdício;
  • Cuidados nos sistemas de drenagem para evitar sedimentos na área externa;
  • Controles para evitar poeira e garantir infiltração das águas pluviais;
  • Preservação das espécies arbóreas remanescentes;
  • Controle consumo de água e energia com estratégias sustentáveis para reduzir impacto no consumo.

Noroeste: Um Bairro Ecológico

O Noroeste foi planejado e concebido por Lúcio Costa e está localizado no Plano Piloto de Brasília, próximo à Asa Norte e ao Eixo Monumental e é o primeiro bairro ecológico do Brasil. Cercado de duas grandes áreas verdes, está posicionado entre o Parque Burle Marx e o Parque Nacional de Brasília (Água Mineral). 

fonte: amonor.com.br

Sua implantação começou em 2009 em uma área de 830 mil metros quadrados. Ao todo, são 20 quadras residenciais com 10 ou 11 blocos cada, feitas, estrategicamente, para conservar ao máximo a vista livre e o maior espaçamento entre prédios, privilegiando a iluminação e a ventilação natural dos edifícios residenciais. O Parque Burle Marx é outro diferencial do Noroeste: uma área verde de 280 hectares que preserva uma das maiores manchas de Cerrado da cidade, agregando uma grande área de lazer, de prática esportiva e contato com a Natureza. Será o segundo maior do DF, ficando atrás apenas do Parque da Cidade Sarah Kubitschek.

Recentemente, o Noroeste se tornou o primeiro bairro do DF a contar com infraestrutura de lixeiras subterrâneas. Com capacidade para 3 mil litros de armazenamento cada, as primeiras lixeiras foram instaladas na SQNW 311 e a previsão é que as demais sejam concluídas até o final de maio de 2021, fazendo parte da rota de coleta do SLU. A novidade traz melhorias para os moradores do bairro, entre elas: proteção contra pragas e vetores de doenças, diminuição do mau cheiro e redução dos níveis de poluição visual, ratificando o compromisso do bairro com a sustentabilidade. 

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Noroeste tem grande potencial de valorização em relação às demais áreas nobres de Brasília, tanto pelo padrão superior dos empreendimentos ali construídos, quanto pela infraestrutura que se encontra em plena implementação e que em breve estará completa, agregando ainda mais valor aos imóveis na região.

Quando concluído, o Noroeste deve abrigar 40 mil pessoas. E, quem já mora por ali, se orgulha de viver em um dos locais mais agradáveis e com melhor qualidade de vida do DF.

A Emplavi também está comprometida com os ideais ecológicos do bairro e acreditamos que, adotando medidas e processos sustentáveis em nossas obras, minimizaremos impactos ambientais para as futuras gerações.  

Para conhecer mais sobre a Emplavi e seus empreendimentos no Setor Noroeste acesse emplavi.com.br ou faça um agendamento seguro e com antecedência em nossa Central de vendas e decorados Noroeste – SQNW 102, através do WhatsApp (61) 9632-0022.

Posts relacionados

Deixe um comentário